21 de mai. de 2009

Responsabilidade cidadã

Está correndo pela Internet uma campanha interessante, mas que exige de todos nós uma reflexão séria:

A desmoralização do Congresso Nacional é enorme! A mídia, por sua vez, colabora com isso, à medida em que dá destaque às mazelas...


Com certeza não podemos generalizar, pois há congressistas que são honestos, fazem um bom trabalho e honram seu compromisso político de representar o povo. O problema é que nós, brasileiros, não temos formação cidadã, não temos a prática de avaliar com seriedade e maturidade o desempenho dos políticos e a separar o joio do trigo. Entre nós é comum o curral eleitoral e o voto de cabresto.

Há muitos recursos para essa avaliação, caso alguém queira fazer. Na Internet, por exemplo, pode-se acompanhar o desempenho dos congressistas em vários sites. Uma organização cujos dados julgo confiáveis é a Transparência Brasil.

Nós podemos e devemos exercer nosso poder através da avaliação dos nossos parlamentares, e também escrevendo a eles, inclusive esculhambando-os quando merecerem, elogiando-os, ou pressionando-os para alguma decisão. Uma das melhores formas de pressão é "entupir a caixa de entrada" dos correios eletrônicos, especialmente quando se reclama de alguma coisa.

Estar ligado a redes de ações urgentes é uma maneira de fazer isso. Você pode mobilizar seus amigos e aos poucos ir criando essa rede. Ou então pode increver-se em alguma rede já existente, como por exemplo, a Petiton Online. Esta rede é situada nos Estados Unidos, mas eceita petições para outros países e em outras línguas.

Há muitas maneiras simples de exercer a cidadania. Basta querer!

Na sua igreja local, comunidade, paróquia, você pode ser um agente de ações urgentes e um promotor da formação cidadã. Torne a sua comunidade capaz de exercer a responsabilidade cidadã! Isso também é parte da formação cristã! Exercer a cidadania de forma madura e coerente é também evangelizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.
Ele será submetido à avaliação, e se aprovado, será postado.
Este não é um blog de debates ou discussões, mas de reflexão.