11 de abr. de 2010

Conversando com Deus sobre Viviane e pernambucanos

Da  série: Encantos e Desencantos: rasgando o coração diante de Deus ( II )

Senhor, estou aqui diante de Ti novamente, desta vez para agradecer-Te. Agradecer-te pelo que tens me dado neste pouco tempo em Pernambuco, mais especialmente em Olinda e Recife.  Quero fazer de Viviane o símbolo da experiência totalmente nova que estou vivendo, a experiência da acolhida radical, incondicional e irrestrita. A acolhida dada a um peregrino que se dirige a um horizonte novo o qual ainda não pode ser plenamente vislumbrado, apenas sonhado.

Viviane, que não me conhecia e apenas sabia ser eu um amigo há anos de seu esposo, Eduardo, o poeta Halves, o qual me tem como amigo e irmão de coração.  Viviane que me acolheu em sua casa sem perguntas e me fez sentir o calor humano da bondade pura e da relação honesta sem intenções políticas. Viviane, que com Eduardo, me ensinou que não há casa pequena quando o amor é grande.

Esse carinho e cuidado por mim, que se manifestou desde minha chegada ao aeroporto de Recife, e que foi se multiplicando pelo pessoal da Comunidade Jesus de Nazaré – reunida dominicalmente na capela do Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (SAET); por Dom Sebastião, bispo anglicano de Recife; pelos irmãos do clero da Diocese Anglicana de Recife na celebração do nosso Ministério Ordenado na Semana Santa… a acolhida muito especial do pessoal do SaGrama, através de Sérgio, Barreto e Frederica. O reencontro com Marcos e Jadson, companheiros de lutas e caminhadas do passado, o abraço fraterno, o rosto feliz pelo reencontro.

Agradeço a Ti, Senhor, porque no Outono da minha vida, que já me parecia inverno, fazes ainda nascer o sol do afeto e do amor, através de enormes corações que vivem aqui neste lugar para onde Tu me trouxeste já há doze anos através da poesia de Halves.

Agradeço também, Senhor o carinho das famílias de Eduardo e de Viviane, recebendo-me em suas casas para a refeição, sem perguntas, sem suspeitas, apenas o olhar bondoso de quem acolhe um outro que já é irmão.

A mesma acolhida simpática que vejo nas ruas, quando perdido, pergunto sobre o ônibus para ir a tal lugar, ou como chego – gente que me responde sorrindo e até se oferece para caminhar uma ou duas quadras comigo a fim de facilitar o caminho. A simpatia de alguém que começa a conversa por causa de um cigarro numa praça, e ela se estende por algumas horas, passando pela Física Quântica, a Música, a tecnologia de transmissão de energia elétrica e a oferta de uma carona.

Quando cheguei à casa de Eduardo e Viviane, ela me abraçou carinhosa e apenas disse: “seja bem vindo, aqui é a sua casa!”  (isso me recorda a Casa da Ivone, outra pessoa especial que Tu deste para minha vida! e muitas casas em Portugal – saudades!).  A frase dita por Viviane não foi só uma frase gentil, burguesa e formal; já no dia seguinte ela se se tornou um fato, pelo cuidado e carinho no preparo de um mingau… e todas as manhãs, quando acordo, um mingau me espera… Viviane, que com idade de ser minha filha, eu chamo de Maínha! tal é o carinho que tem pela sua casa, seu esposo, os miúdos e… comigo, seu mais novo miúdo.

Isso tudo, Senhor, é obra Tua no coração dessas pessoas e na minha vida tão complicada e muitas vezes confusa. Através de teus Mistérios Amorosos, me fazes encontrar aqui tantas pessoas que me acolhem sem perguntas, e que falam de um novo tempo, um novo horizonte, uma nova oportunidade, e dizem sinceramente, sem burocracia ou paranóia alguma, “pode contar comigo!”, e um ou dois dias depois me aparecem com idéias, convites e possibilidades…

Obrigado, Senhor por Viviane e todo esse pessoal maravilhoso de Olinda e Recife.

===

6 comentários:

  1. Maninho, fiquei emocionada! Sou grata a Deus também por você estar tendo essa acolhida carinhosa. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Dá-me vontade de estar em Pernanbuco. Estive uma vez em Recife, visitei Olinda, mas como uma turista quase não houve contacto com as pessoas locais. Sinto-me feliz por estares tão bem. E percebo que não esqueces o carinho lusitano que existe por ti. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. espero reve-lo em breve bom pelo menos somos companheiros de blog
    abraço!!!

    http://evangelhobarato.blogspot.com/2010/04/preconceito-religioso-parte-i.html

    ResponderExcluir
  4. Paz e Bem, querido amigo!
    Que bom saber que pessoas assim lhe acolheram. Fiquei bastante emocionado com sua carta/oração... Puxa, amigo! Tô emocionado mesmo.
    Quero lhe ver bem, sorrindo... Dando suas boas gargalhdas ( sem tossir é claro) ... Fazendo piadas sobre tudo e todos. Quero ver meu amigo Caetano outra vez e não aquele que encontrei da última vez.
    Espero que a "terrinha" ( eita terrinha boa é nordeste!) lhe conceda a graça da felicidade e que nunca mais volte aqueles momentos tristes.

    Esse é o meu desejo para sua vida,amigo.

    Seu amigo e discípulo

    Bruno Rogério - Vitória ES

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, este é o novo tempo para o Luiz, a quem muito amamos. Damos graças ao Senhor da Vida pelo carinho pernambucano.

    ResponderExcluir
  6. Sinto a força da tua oraçao/agradecimento meu coraçao se contrai, me emociono, sinto mais do que entendo tua emocao. Agradeço a Deus por ver que estas bem, e Olinda que sempre me soou como um lugar de encanto é pra ti neste momento tao especial, agradeço tambem a acolhida tao especial destas pessoas para este amigo querido, nao apenas meu, mas de toda a minha familia. Tudo de Bom e Bem,
    com carinho
    Rubia Z.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.
Ele será submetido à avaliação, e se aprovado, será postado.
Este não é um blog de debates ou discussões, mas de reflexão.